Chaves  
  Chapolin  
  Clube do Chaves  
   
  Chaves  
  Chapolin  
  Clube do Chaves  
   
  Vídeos  
  Músicas  
  Entrevistas  
  Letras de Músicas  
  Gifs  
  Programas  
  Quadrinhos CH  
  Games  
   
  Tangamandapio  
  Dubladores CH  
  Guia de Episódios
  Personagens  
  Acontecimentos  
  Os Atores  
   
  Tenha seu Acervo CH  
  Conversão MPGE  
   
  Fórum CH RPG  
  Chespirito TV  
   
  Chaves  
  Morte de Vilela  
  Aventuras em Marte  
   
  Panorama Pela Vila  
  Messenger  
  Montagens  
  Boatos CH  
  Mapas CH  
   
  Equipe  
  Divulgue-nos  
  No Orkut  
  Fale Conosco  
   
  Chaves RPG  
  Fórum Unico Chespirito  
  HostBarato  
  MU News  
  CH Fusion  
  Poesia e CIA  
  Letras do Portal Midis  
  El Chavo Brasil  
     
     
     
     

 

É que eu sou de Tangamandapio


Com certeza você já ouviu o Jaminho, o Carteiro, pronunciar o local de sua origem. Pois bem muitos se perguntam: Tangamandapio existe mesmo? Será uma ciudad real? Pues Bien amigos Tangamandapio é tão real quanto as bofetadas que Seu Madruga recebe de Dona Florinda. O nome completo É Santiago Tangamandapio, es una pequetita ciudad mexicana, que fica no noroeste do estado de Michoacán, a cidade tem 22.140 habitantes, está localizada a 165km da capital do estado, Morelia . Situa-se a uma latitude 19º57' Norte e a uma longitude 102º26' Oeste.


Mapa mostra a exata localização do municipio de Tangamandapio

 

Veja alguns dados sobre Tangamandapio:

* História

Este município foi fundado antes da formação do Império Tarasco por descendentes dos tecos ou xanuchas. Posteriormente, converteu-se em um dos vários povos sujeitos ao domínio tarasco. Ao longo do período colonial, encontram-se várias denominações para a cidade, como "Tanmangandepeo", "Tamandapio" e "Atengomandapeo".

Sua incorporação ao cristianismo, após a conquista espanhola, deveu-se ao Frei Jacobo Dociano, que mostrou uma atitude humanística para com os indígenas e teve grandes conflitos com outros eclesiásticos, sustentando o direito que teriam os índios para receberem o sacramendo da eucaristia. Também distinguiu-se por fundar o convento de Santiago Tangamandápio. Outro dos evangelizadores do lugar foi Francisco de Cerda.

Nessa época, no município, produzia-se milho, trigo e grão-de-bico, e seus habitantes dedicavam-se à produção de tecidos de algodão e lã, com um comércio limitado. Em 1822, foi-lhe atribuído o nome de Santiago, ficando como povoado e vicariato de Jacona.

Em 10 de dezembro de 1831, ao promulgar-se a Lei de Divisão Territorial do Estado, Tangamndápio é elevado à categoria de município pertencente à comarca de Zamora. Era conhecido então como Santiago Tangamandápio.

 *Fatos históricos

  • 1822 - Escolhido o nome de Santiago Tangamandápio, tornando-se povoado e vicariato de Jacona.
  • 1831 - É elevado à categoria de município.
  • 1874 - Converte-se em distrito de Jacona.
  • 1879 - Recupera outra vez sua categoria de Município, durante a ditadura Profirista perde novamente seu atributo de município e converte-se em distrito de Zamora.
  • 1909 - Recupera definitivamente a categoria de município.

*Geografia Física

 *Localização

Localiza-se a noroeste do Estado de Michoacán, nas coordenadas 19º57' de latitude norte e 102º26 de longitude oeste, a uma altitude de 1670 metros. Limita-se ao norte com Chavinda, a leste com Zamora, Jacona e Tangancícuaro, a sul com Tangancícuaro, e a oeste com Tingüindín e Villamar. Situa-se a 165km da capital do estado, Morelia.

*Extensão

Possiu uma área de 315,68km2 e representa 0,53% do total do Estado.

*Orografia

Seu relevo é constituído do sistema vulcânico transversal, as colinas Blanco, Huanúmera, Prieto, Cuate, La Loca, Guayabo e a serra Tarécuaro.

*Hidrografia

Sua hidrografia constitui-se principalmente por pequenos rios, ou arroios: Colorado e Prieto, mananciais de água fria e algumas represas.

*Clima

Seu clima é temperado, tem uma precipitação média anual de 700 milímetros e temperaturas que oscilam entre 2,6°C e 38°C.
Quem disse que Tangamandapio não existe estava querendo evitar a fadiga.  Agora você já conhece a cidade natal do Carteiro da vila.
 

Texto por Jeh Guevara - Trechos retirados de Wikipédia

 
 

Chaves del 8 2005 - 2007

Nedstat Basic - Free web site statistics

Personal homepage website counter